Esta semana minha ansiedade anda exacerbada. Também pudera! Meu novo livro, o de cantos, está em processo de editoração . Esperando o capista me enviar a capa para que eu possa revelar aos meus leitores que estão tão ansiosos como eu .
Me segue no Instagram se te interessa saber mais. @valeriaxavier_autora.
Olá, amigos .
Gostaria de compartilhar com vocês a minha trajetória como escritora. Muitos me perguntam como entrei nesse universo. Como foi o processo, quando comecei a escrever, em que plataformas publicava, enfim, as perguntas costumeiras que sempre nos fazem quando vamos divulgar nossos livros em feiras e em escolas. Eis então a minha trajetória.
Herdei dos pai o gosto pela leitura. Ele era um amante do cinema; assistia regularmente a filmes e um leitor assíduo do Jornal do Comércio que circulava em Pernambuco. Sinto muitíssimo que ele não tenha vivido o bastante para ler minhas inúmeras crônicas e artigos publicados no Jornal da Paraíba e no Diário da Borborema no período em que fui colaboradora . Nos anos de pandemia ouvi e assisti a tanta live sobre escrita criativa, participei de tanta oficina online que fico pensando ...ah! se toda essa tecnologia existisse desde 2006 quando comecei sozinha, eu e Deus, a escrever e publicar nos jornais impressos de minha cidade. Meus textos, minhas crônicas, meus artigos de opinião que desde essa época começaram a "virar" livros, os quais tenho na estante ao lado de meus maiores professores. Meu sonho se tornando realidade.
Como foi difícil fazer tudo praticamente sozinha sem "leitor beta, sem leitura crítica, ou seja, no "peito e na raça," lendo mais do que eu já lia, comprando livros técnicos e me virando como podiaClaro que os primeiros livros publicados até 2015 tiveram seus defeitos, suas imperfeições, mas confesso que valeu a pena. Hoje, graças aos meus melhores professores, os autores clássicos, à minha disposição em continuar lendo muito e procurando aprender mais, sinto que cresci e cresço a cada dia na consolidação de minha carreira como escritora. Hoje tenho 8 livros publicados de forma independente em formato físico e em e-book pela plataforma Amazon.
Fui professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira por 25 anos, formada pela UEPB e hoje encontro-me aposentada e dedicando meu tempo livre a ler, escrever, curtir a família e viajar.
Adentrei no universo das Letras em 2006 quando comecei escrevendo crônicas e artigos de opinião que foram publicadas em Jornais de Campina Grande; textos que me renderam “Retalhos de uma vida”, “A Saga de Sete mulheres” ," Entre Uma coisa e outra", "Marcas de um tempo", "Ensaio sobre a mulher contemporânea", "Dolores, "Onde tudo é passado" , "Antes que seja tarde", e no prelo meu primeiro livro de contos que logo logo revelarei a capa e a sinopse para vocês
Agradeço enormemente a todos vocês fiéis leitores que confiam em meu trabalho.